Gestão Do Tempo: Formas de Aplicar

Como você tem adotado e praticado a gestão do tempo na sua vida?

Se ainda não se dedica a essa estratégia, está mais do que na hora de começar.

Afinal, com a correria do dia a dia, a impressão de falta de tempo é uma realidade. E o que é pior: o mau gerenciamento das horas pode ocasionar graves problemas.

Segundo pesquisa do International Stress Management Association Brasil, 60% dos brasileiros dizem sofrer com a sobrecarga de tarefas ao longo do dia.

O mesmo instituto revelou ainda que o Brasil é o segundo país mais estressado do mundo. Entre as causas, adivinhe só, está a escassez de tempo.

Se você não quer fazer parte dessa estatística e deseja aumentar a sua produtividade em casa, no trabalho ou nos estudos, este artigo pode ajudar.

Trabalhe com inteligência, não da forma mais difícil.

Encontrar novas maneiras de usar seu tempo de forma mais eficiente, trabalhar de forma “mais inteligente”. Estas discas podem te ajudar a economizar tempo para planejar sua lista de tarefas, mantendo um equilíbrio no seu calendário.

Conheça 7 táticas de gestão do tempo para ser mais eficiente!

  1. Mais do que reuniões

Use o seu calendário para planejar seu tempo. Não apenas para agendar reuniões. Bloqueie os horarios de folga para necessidades particulares e as relacionadas ao trabalho. Decline/cancele reuniões que não permitam que você atinja suas metas diárias.

  1. Cronometre a tarefa

Compreender como você usa seu tempo é um bom lugar para começar a mudar comportamentos. Isso te permite aumentar sua produtividade e reduzir o estresse. Defina suas meras especificas e as acompanhe, defina uma limite de tempo para cada tarefa, e por fim, especifique suas metas.

  1. Planejamento

Sem ele, você corre o risco de assumir mais tarefas do que, realmente, consegue abraçar.

Mas, por outro lado, quando se programa, tem mais chances de aumentar a sua produtividade e conquistar os resultados esperados.

Por isso, reúna todas as atividades que precisam ser cumpridas. Pode listá-las em um papel ou em uma planilha, como preferir.

É importante que você coloque os seus afazeres de uma forma que fique fácil visualizar e classificar.

  1. Cause impacto

Cerca de 20% de suas atividades serão responsáveis por 80% dos seus resultados. Estabeleça metas inteligentes e limites de tempo específicos, mensuráveis, alcançáveis e relevantes.

Resista à tentação de esclarecer as coisas simples primeiro.

  1. Fuja da procrastinação

A tal da procrastinação costuma pegar todo mundo de jeito.

Que atire a primeira pedra quem nunca deixou para amanhã o que poderia ser feito hoje.

O problema, na realidade, é quando isso se torna comum.

Portanto, para evitar que aconteça, tome alguns cuidados.

Evite as distrações, como redes sociais, televisão, mensagens no celular e cafezinhos fora de hora com os colegas de trabalho.

Também crie recompensas para as metas cumpridas.

Isso evita que você deixe algo para depois, já que será bonificado por manter o foco e a concentração.

  1. Evite as multitarefas

Ser capaz de assumir várias demandas e realizar atividades diferentes não é ruim.

Desde que seja saudável, sem grandes contratempos, tudo bem.

Mas isso não pode ser um fardo.

Se for o caso, evite abraçar muitas obrigações.

Coloque em práticas as recomendações já mencionadas, como priorizar tarefas, fazer escolhas e delegar para não sofrer com a exaustão e a frustração, muito frequentes em quem sofre com o estresse pela sobrecarga.

  1. Acompanhe o seu progresso

Crie uma lista de tarefas para cada objetivo e projeto que começar. Isso te mantém focado e pode dar sensação de realização quando você vê o que conseguiu.

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